SAÚDE

Não coma sobre a mesa de trabalho:

 Comer sobre as mesas de trabalho cria um ambiente propício ao desenvolvimento de germes e sujeira. Por causa do hábito, a mesa do escritório pode abrigar 400 vezes mais bactérias do que o assento de banheiro. As informações são do You Beauty.

Isso porque os lavabos são limpos uma vez por mês – ou menos – por 64% da população americana. Já a frequência com que as mesas são higienizadas é bem menor.
De acordo com a pesquisa da Associação Americana Dietética sobre segurança alimentar, 27% das pessoas fazem refeições sobre as mesas profissionais; a maioria, 62%, almoça em outros recintos e 50% passam o dia comendo quitutes durante o expédiente. As mulheres que comem sobre a mesa durante o trabalho totalizam 60%, contra 42% dos homens.

FONTE: http://brejo.com/2011/08/25/mesa-de-trabalho-pode-ser-mais-suja-que-assento-de-banheiro/

 

Alimentação correta 

no ambiente de trabalho


A realidade do trabalhador é cada dia mais corrida e estressante, o que leva as pessoas a adotarem hábitos alimentares nada saudáveis.

Um salgado substituindo o almoço, refrigerante para acompanhar o lanche, café em excesso para se manter acordado são alguns dos hábitos prejudiciais que fazem parte da rotina de pequenas e grandes empresas, trabalhadores autônomos ou integrantes de grupos numerosos.

Por isso, a postagem de saúde de hoje traz um alerta e algumas orientações para aqueles que não têm horários fixos para se alimentar e acabam substituindo as principais refeições por lanches rápidos do tipo fast-food, que são ricos em calorias e gorduras, ou pelo consumo de guloseimas,  refrigerantes e petiscos, durante todo o dia.

A nutricionista Thais Souza alerta que ficar várias horas sem comer leva a uma redução da taxa de glicose sanguínea (hipoglicemia), o que pode causar perda ou diminuição da concentração e da atenção, irritabilidade e sonolência,  além de sensação de fraqueza e tonturas.

O rendimento profissional está diretamente relacionado com a qualidade de vida. Os hábitos alimentares são de extrema importância, já que se a saúde não esta bem, o desempenho no trabalho pode ser prejudicado.

Algumas orientações que podem auxiliar na busca por uma alimentação equilibrada na rotina de trabalho:
  • Atente para seu café da manhã, procure incluir alimentos como pão integral, granola e mel que fornecem energia ao organismo e aumentam a disposição para realizar as atividades diárias. Inclua também frutas, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais;
  • Leve pequenos lanches saudáveis para seu trabalho, boas opções são: barras de cereais de sabores variados, biscoitos integrais doces ou salgados, sementes oleaginosas (nozes, castanha de caju, castanha do Brasil, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache) e frutas secas. Se tiver geladeira à disposição, outras opções são: iogurtes de soja ou desnatados, frutas in natura, sucos, chás e sanduíches naturais;
  • Quando for almoçar, procure evitar as frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Inicie as suas refeições por uma salada crua, temperada com azeite de oliva extravirgem, limão e uma erva de sua preferência, evitando os molhos à base de maionese que são mais calóricos;
  • Comer grande quantidade de alimentos gordurosos torna o processo digestivo mais lento e pode prejudicar o desempenho no trabalho, especialmente se ficar muitas horas sentado em frente ao computador. Por isso, procure realizar refeições em pequenos volumes a cada 03 horas;
  • Caso deseje perder peso, opte pela versão light dos alimentos, pois são reduzidos em calorias;
  • Procure ter tempo para saborear a comida e mastigar bem os alimentos. Comer em frente ao computador enquanto trabalha, dificulta o estímulo à saciedade e faz com que você coma mais sem perceber;
  • Beba bastante líquido na forma de água, sucos e chás naturais para manter-se sempre hidratado.

Evite comer em frente ao computador. Aproveite a hora da refeição e tenha mais qualidade de vida.

Busque uma melhor qualidade de vida, assim trabalhará com mais saúde e energia!

Fonte: http://mundoverde.com.br/blog/2010/04/27/alimentacao-correta-no-ambiente-de-trabalho/

 

A SAÚDE DO HOMEM EM TODAS AS FASES DA SUA VIDA:


A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. Sabe por quê? Porque o homem não cuida da própria saúde.
Essas advertências fazem parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, lançada em 2009, pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.
E estes dados me preocuparam muito, pois vejo a veracidade deles dentro da minha família e na maioria dos homens que conheço, percebo o quanto eles são desleixados e resistentes aos cuidados com a saúde colocando todas as desculpas possíveis e imagináveis para adiar uma simples ida ao médico, uma participação em uma campanha ou mutirão de prevenção a doenças e nas horas criticas em que sentem algo e sugerimos procurar um médico e escutamos a absurda frase: Estou melhor depois eu vejo isso!”
Então pensando nisso resolvi fazer este post, coletando dados, algumas dicas e sugestões básicas, pois se o texto for muito grande a maioria nem lê!!! Então é uma síntese de pontos que achei fundamentais é um pontapé inicial para se aprofundar mais no assunto que é critico e exige dedicação da nossa parte não é.
É necessário estimular os homens a cuidarem da sua saúde em todas as fases da vida! È fundamental que entendam que a falta de cuidados básicos com a saúde pode gerar prejuízos muito grandes para ele próprio e também para sua família.
Várias doenças masculinas merecem nossa atenção e prevenção em todas as fases da vida, dentre elas destacamos algumas das mais significativas;
• Fimose (que dificulta a higiene local e pode causar inflamações e dificuldades ao urinar)
• Doenças relacionadas ao bom desempenho sexual;
• Varicocele (varizes das veias testiculares que causam a sensação de peso e as vezes dor nos testículos e pode levar a infertilidade)
• Cânceres de pênis e testículos (no adulto);
• Doenças relacionadas ao consumo excessivo de ALCOOL e FUMO;
• Doenças da próstata e tumores em geral do trato urinário (no idoso);
• Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), causado pela queda excessiva dos níveis de testosterona no organismo do homem. O distúrbio atinge cerca de 9% dos homens com mais de 40 anos e 33% dos homens com mais de 60 anos, e pode estar relacionado com: diminuição da libido (do desejo sexual), disfunção erétil (dificuldade de ereção), cansaço, perda de memória, perda de massa muscular e óssea, desânimo, insônia, irritabilidade, fogacho ou calorão (ondas de calor), obesidade, entre outros sintomas.
Diante de dados tão preocupantes, preparamos uma lista básica de cuidados que o homem deve ter para levar uma vida saudável e sem riscos de grandes sustos no futuro:
• O check-up anual é essencial pelo menos uma vez ao ano após os 40 anos com a avaliação de um Cardiologista e um Urologista.
• Exames regulares são essenciais, eles ajudam a identificar mais rapidamente doenças tratáveis:
1) Testosterona, SHBG e Albumina (necessários para o cálculo da taxa de testosterona no sangue);
2) FSH e LH (relacionados à saúde dos testículos);
3) PSA (detecção de câncer de próstata);
4) Hemograma;
5) Avaliação prostática (toque retal);
6) Medição da pressão arterial ( diagnostico da hipertensão);
7) Glicemia (diagnóstico do diabetes);
8) Dosagem de colesterol e triglicerídeos (detecta dislipidemia);
• Quebre o tabu do exame de Próstata! ” A SBU ( Sociedade Brasileira de Urologia); recomenda que o homem inicie sua avaliação anual da próstata aos 40 anos caso tenha relato de doença prostática na família ou aos 45 anos se não existir o histórico familiar;
• A prática de atividades físicas é muito importante e deve fazer parte da rotina de todo o homem, para que mantenha o bom condicionamento físico, que reduz com o passar dos anos;
• Exercite seu cérebro com atividades prazerosas como leituras saudáveis, musicas e filmes;
• Controle o seu peso corporal;
• Evite ou Reduza o consumo de: Álcool, Cigarro, Gorduras e Açúcar;
• Busque uma alimentação rica em verduras, frutas, legumes e beba água regularmente;
• Use protetor solar que além de manter a sua pele saudável irá prevenir o câncer de pele;
• Cuidados com a saúde bucal;
• Cuidados com a saúde dos olhos, verificando regularmente a pressão intra-ocular;
• Observe o seu corpo e seu funcionamento para detecção precoce de doenças;
• Busque momentos de lazer e valorize os momentos de repouso;
• Valorize os momentos com a sua família e amigos.
" Lembre-se que a prevenção ainda é o maior aliado da saúde"
“Homem que se cuida não perde o melhor da vida!”

FONTE: http://www.redehumanizasus.net/12602-a-saude-do-homem-em-todas-as-fases-da-sua-vida




 
Saúde bucal também é coisa de homem:

Pesquisa aponta que os homens são menos cuidadosos com os dentes do que as mulheres. Elas também frequentam mais o consultório odontológico do que eles. Com a chegada do Dia dos Pais – 12 de agosto -, a ABO alerta para os cuidados com a saúde bucal dos papais de todo o Brasil e como devem ajudar nos cuidados com os dentes dos filhos.
 
Uma pesquisa realizada em 2011 pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e já publicada no Journal of Periodontology aponta que os homens são menos pró-ativos na manutenção de dentes e gengivas saudáveis. No quesito saúde bucal, as mulheres são melhores, já que visitam com mais frequência o consultório odontológico. Por isso, no Dia dos Pais, comemorado em 12 de agosto, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os cuidados que os homens devem ter com sua saúde bucal e para o importante papel que eles desempenham na educação dos filhos.

A pesquisa realizada pela CDC com 800 participantes indica que as mulheres possuíam menor incidência de placa dental, cálculo e sangramento durante sondagem, fatores que podem ser usados como marcadores da doença periodontal. O estudo também sugeriu que as mulheres têm uma melhor compreensão do que envolve a saúde bucal, assim como uma atitude mais positiva em relação a visitas ao cirurgião-dentista. Os participantes foram submetidos ainda a um exame bucal para determinar se tinham indicadores de doenças periodontais que atacam logo abaixo da linha da gengiva no sulco, onde fazem com que a ligação entre o dente e seus tecidos de suporte se rompa. Conforme os tecidos são danificados, o sulco se transforma numa bolsa: geralmente, quanto mais severa a doença, mais profunda a bolsa.

É possível ter doença periodontal e não apresentar sinais de alerta. “Essa é uma das razões por que os check-ups regulares e exames periodontais são tão importantes, além da higiene bucal qualificada. Os homens não podem negligenciar a sua saúde bucal e nem a visita ao consultório odontológico, independente do sintoma e sempre nos prazos estabelecidos pelo profissional, para evitar problemas mais sérios”, alerta o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Rodrigo Bueno de Moraes. Gengiva vermelha, inchada ou sensível; gengiva afastada dos dentes; mau hálito persistente ou gosto ruim; dentes permanentes que estão com mobilidade ou se separando; alterações na maneira como os dentes se encaixam ao morder ou qualquer alteração no encaixe de próteses parciais são alguns sinais de que você pode estar com alguma doença periodontal.

Vícios
De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% da população masculina no Brasil são fumantes, correspondendo a um total de 9,3 milhões de pessoas. Muitos desses homens são pais, e podem estar contribuindo para um prejuízo ainda maior. Crianças que têm pais fumantes possuem mais problemas respiratórios do que as que têm pais não fumantes. Muitos esquecem que a fumaça do cigarro voa, impregna o ar e invade todos os cômodos da casa e das roupas, inclusive o quarto do filho.

O pai também não deve descuidar da própria saúde. O cigarro começa a prejudicar o organismo a partir da boca, podendo ocasionar de manchas nos dentes a câncer. É muito importante o diagnóstico precoce da doença, e o cirurgião-dentista tem papel fundamental nisso, pois pode detectar as primeiras possíveis lesões do tumor – feridas que não cicatrizam em uma semana, ulcerações indolores que podem sangrar e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Uma demonstração de amor e cuidado com a saúde do filho é não fumar na sua presença e escolher uma área distante, longe do ambiente da criança, como a varanda, o quintal ou mesmo a rua.

O álcool também pode ser um elemento danoso na relação pai e filho. Levantamento feito pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) revela que metade dos adolescentes que faz uso abusivo de bebidas alcoólicas tem pai ou mãe que também ingere álcool com frequência. Outra pesquisa, da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostra que os homens exageram mais no consumo de álcool: no ano passado, 28,8% deles beberam demais. “O cigarro, as drogas e bebidas alcoólicas favorecerem o crescimento do risco de lesões de boca cancerígenas, e os homens consomem mais disso do que as mulheres. É preciso alertar para um cuidado maior com a saúde bucal e deixar os vícios de lado. Será um benefício para o homem e para toda a família”, finaliza Rodrigo Bueno de Moraes.

Fonte: http://www.abo.org.br/saladeimprensa/2012/saladeimprensa2012-11.php

0 comentários:

Postar um comentário