quinta-feira, 26 de abril de 2012

JOVENS merecem atenção especial no trabalho:


As estatísticas mais recentes disponíveis são claras. Em 2010 o número de acidentes no grupo dos trabalhadores com idade inferior a 25 anos quase iguala o grupo de 45 a 54 anos. Efetivamente, no referido ano aquele grupo etário, jovens,  ultrapassou os 43 mil acidentes, sendo 38 mortais. É um pesado tributo que precisamos reduzir drasticamente.

Um relatório publicado ainda já em 2011 constata que os jovens trabalhadores com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos tem 50 por cento mais probabilidades de sofrer um acidente do que o trabalhador médio em países industrializados. Os autores do relatório chamam a atenção para o fato de que a maior parte dos jovens entra para o mercado de trabalho com pouca formação na área de segurança do trabalho.

Esta realidade nos levou a divulgar esses números para conscientizar os empregadores. Mas além do esforço de divulgação, sensibilização e formação dos jovens para a prevenção, na escola e na formação profissional, é necessário que as empresas, e sobretudo as pequenas empresas, tomem medidas especiais no dia a dia de trabalho. Especiais porque de fato, o jovem trabalhador tem características específicas, nomeadamente, quando está a ingressar pela primeira vez no mundo do trabalho.

Há que se considerar a sua maneira de encarar o risco, as competências adquiridas, e pela primeira vez, com o posto e o local de trabalho, a disciplina de horários, a utilização dos equipamentos de trabalho, a sua idade e constituição física e muitos outros aspectos que é necessário ter acompanhamento de uma empresa séria de Segurança e Medicina do Trabalho.

Nas nossas próximas postagens abordaremos mais profundamente este assunto, aguardem!


Créditos da FOTO: Carlos Poly/ACS -  Prefeitura de Araucária - http://www.araucaria.pr.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário